A planta-símbolo do evento
Licuri
Syagrus coronata (Mart.) Becc., também conhecida como licuri, ouricuri, aricuri, e diversas outras denominações, é uma espécie de palmeira nativa do Brasil que possui alta importância econômica, social e ecológica, tendo uma grande representatividade na Caatinga.
É uma planta que possui o tronco ereto, folhas grandes, dispostas geralmente em fileiras de cinco no ápice do tronco, formando uma coroa foliar, característica que deu o nome do epíteto específico da espécie de “coronata”. Possui flores pequenas e amarelas que geralmente formam cachos e que são visitadas por diversos de insetos polinizadores. Você sabia que ela também pode ser polinizada pelo vento? Por sua vez os frutos são drupas com polpas de sabor adocicado e que serve de alimento para muitos animais.
O licuri representa uma das espécies mais importantes do semiárido nordestino, possuindo características diferenciais de outras espécies dessa região. Uma delas é a capacidade de florescer independente do período do ano e ter flores e frutos o ano todo, fazendo com que ela desempenhe um papel de espécie-chave, fornecendo recursos e condições para muitas outras espécies em épocas de escassez de água e alimento.
Ela também pode ser importante para diversas outras plantas, devido a presença permanente de suas bainhas, ela geralmente abriga outros grupos de plantas como briófitas, pteridófitas, diferentes bromélias, cactos e orquídeas.
Além das interações ecológicas, o licuri têm grande importância para populações humanas que ocupam áreas no semiárido.
Basicamente, todas as partes das plantas podem ser transformadas em produtos comerciais. As folhas são usadas para fins artesanais e confecção de materiais como, vassouras, chapéus e cestas. Os frutos, que são altamente calóricos são utilizados na produção de doces, os óleos que são extraídos e utilizados para culinária, além de outras partes da planta que também são aproveitadas.
A ausência dessa espécie pode afetar negativamente as comunidades de plantas e animais, bem como os serviços que essas comunidades fornecem. Essa importância que a espécie tem para o ecossistema faz com que ela seja também desempenhe um papel fundamental na recuperação de áreas degradadas, por ser uma espécie importante durante a sucessão ecológica. Devido a sua alta importância ecológica, econômica e cultural o licuri vem sendo explorada de forma intensiva, além de sofrer com os efeitos da perda de habitat por desmatamento. Por isso, se faz importante planos de conservação que proporcionem o uso sustentável dessa espécie de
forma a estabelecer uma sinergia entre os seus papéis ecológicos, e seus papéis econômicos e culturais.
Em 2018, o 3° Encontro da Biologia Vegetal da UFPE discutirá os avanços nas pesquisas científicas direcionadas a diversidade e sustentabilidade da Caatinga. Nada mais justo, então, que o tão importante licuri seja escolhido como nossa Planta Símbolo. Esta espécie consegue representar a diversidade vegetal e animal da Caatinga e ao mesmo tempo ser extremamente importante para a sustentabilidade das populações humanas que vivem na Caatinga, apesar das adversidades que a seca impõe.
Texto: Alice Santos e Sinzinando Albuquerque.
Fotos: Arthur Domingos e Camila Miranda.